segunda-feira, 18 de junho de 2012

10 mandamentos


"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele."         Mais quais são os mandamentos de Jesus? São diferentes dos DEZ MANDAMENTOS que foram entregues a Moisés no Sinai?
   Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois
1-   Amar a Deus sobre todas as coisas: De que modo nós amamos a Deus?  Rezando lendo o evangelho, indo à missa aos domingos e dias santos de guarda, pensando nas três pessoas da Santíssima Trindade, ouvindo e divulgando a  sua palavra, acreditando em Jesus... etc.
2-   Amar as pessoas como a nós mesmo: De que modo nós amamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia na família, na escola e que são próximas a nós?
Respeitando, evitando uma briga, não roubando, não prejudicando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, ajudando, demonstrando interesse, compreendendo, falando bem, mostrando seus erros, corrigindo, não sendo falso, mas amigo de verdade, não fazendo fofoca, não estragando as coisas dos outros, não fazendo bagunça durante às aulas, não tendo inveja e não desejando o mal a ninguém, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais, tendo pena e ajudando: Os cegos, mendigos, paralíticos e outros deficientes etc, sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não sendo fingido, não caluniando, não guardando rancor, não tendo ódio, não sendo preguiçoso, não divulgando os defeitos dos outros, não ofendendo, não fazendo gozação, enfim, procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.
Cristão é aquele que vive o amor de Cristo e trabalha para construir um mundo melhor, combatendo as coisas erradas, por exemplo. O cristão cresce, ou se valoriza, como pessoa, quando ele se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento dos outros. Quando procura viver como irmãos. E é esse amor fraterno que dá sentido a nossa vida e à vida das outras pessoas.   Mas será que vivemos sempre esse amor fraterno? Será que no nosso dia-a-dia na família, na escola, no trabalho etc, nós nos esforçamos realmente para que este mundo seja melhor?                
Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira etc. tudo é manifestação de convivência. E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, Isto é, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.
Todas as leis que existem no mundo, feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não) deste segundo mandamento, que nos manda amar o próximo. Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento (amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de: cadeia, polícia, exércitos, usar a violência, processos, julgamentos, armas etc.
     Quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a felicidade às pessoas:
Amar a Deus e amar o próximo.

desenvolvimento sustentavel

No ano de 1992 houve uma reunião com 179 chefes de Estado, no Rio de Janeiro, (ECO-92) onde foi elaborada a Agenda 21. Nesse documento os países se comprometiam a prezar pelo chamado desenvolvimento sustentável.
Esse termo foi citado pela primeira vez em 1983, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, e se refere ao desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem esgotar os recursospara as futuras gerações.
Vinte anos depois da criação da Agenda 21, que avanços foram conseguidos? Será que os países estão conseguindo cumprir suas metas? Que novas alternativas podem ser dadas para diminuir o impacto ambiental sobre o meio ambiente causado pelo avanço da tecnologia? Que mudanças precisam ser feitas? E os aspectos econômicos e sociais envolvidos?
Para responder a essas e outras questões e em comemoração aos vinte anos da ECO-92, realiza-se a Rio+20, uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, na cidade do Rio de Janeiro. Os dois temas principais abordados nessa Conferência serão:
·         A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
·         A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Em geral, a Química é vista como estando contra a economia verde. A maioria das pessoas pensa assim porque as atividades produtivas nas indústrias químicas e nos laboratórios podem envolver riscos e ser potenciais causadoras de poluição, diante das substâncias tóxicas e/ou inflamáveis com que se trabalham e em decorrência dos resíduos que precisam ser tratados antes de serem enviados para estações de tratamento, reciclagem, reutilização ou incineração.
É verdade que a Química, como qualquer outra ciência, pode prejudicar o meio ambiente. Mas isso ocorre se ela for usada de forma errada, sem conhecimento e em excesso. Além disso, ela pode contribuir para criar novos meios de se conseguir o avanço tecnológico agredindo menos o meio ambiente.
Os químicos estão cada vez mais interessados em procurar estabelecer normas e princípios para implementar processos químicos mais “limpos”. É nesse contexto que surge a Química Verde, ou Química Limpa, que pode ser definida da seguinte forma:
Definição conceitual de Química Verde
A Química Verde é, então, uma filosofia, sendo que seus 12 princípios básicos são:
1.      Evitar a produção de resíduos;
2.      Economia dos átomos, maximizando a incorporação de todos os materiais de partida no produto final;
3.      Síntese de produtos menos perigosos;
4.      Desenho de produtos seguros;
5.      Uso de solventes e auxiliares mais seguros;
6.      Busca pela eficiência de energia;
7.      Uso de fontes renováveis de matéria-prima;
8.      Evitar a formação de derivados;
9.      Usar reagentes catalíticos no lugar de reagentes estequiométricos;
10.  Desenhar os produtos para que se degradem com facilidade;
11.  Análise em tempo real para a prevenção da poluição;
12.  Química intrinsecamente segura para a prevenção de acidentes químicos.
A Química verde auxilia na proteção do meio ambiente
Os conhecimentos gerados na Química Verde podem ajudar a sociedade a adquirir uma mudança de hábitos e comportamentos, pois pode promover o esclarecimento de como certos produtos e atitudes oferecem mais riscos à natureza que outros.
Para se conseguir a segurança do ambiente é preciso esforços concentrados de todo o planeta, pois é um problema global. É importante que todos, pelo menos, considerem a filosofia da Química Verde, pois cada vez que conseguimos cumprir alguns de seus quesitos estamos caminhando para a utilização consciente dos recursos do planeta e para a manutenção da vida.
Só o uso adequado da química poderá contribuir para mitigar a fome, melhorar a qualidade de vida e o conforto da população.
O desenvolvimento sustentável deve ser aplicado por todos, por meio da mudança de hábitos e atitudes

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Festa Junina

Músicas que serão trabalhadas no segundo e terceiro ano, pela prof Cassandra na aula que substituirá.




Pipoca


(Refrão)
Pipoca... aaaaaah!
Cheiro de pipoca tá rolando no ar
Pipoca... uoooba!
Comendo o dia inteiro esparramando no sofá
Mamãe diz que pipoca é besteira
Que não fede nem cheira
Que é um monte de nada
Vai ver que ela tá meio boboca
Eu sou movida a pipoca
A base de tonelada
Diz que é pra eu devorar o almoço
Que pipoca eu não posso
Pipoca eu como até o caroço
Sem a tal tenho um troço
(Refrão)
Pipoca... aaaaaah!
Cheiro de pipoca tá rolando no ar
Pipoca... uoooba!
Comendo o dia inteiro esparramando no sofá
Eu sei que é importante comer,
Pra eu me desenvolver
Ficar mais forte que um touro
Mas importante mesmo é pipoca
E a mamãe não se toca
Que isso é um estouro
Eu gosto quando vou ao cinema
Adoro quando namoro
Mamãe se vira numa pipoca
Por que se não eu choro
Me dá que eu nunca mais choro
Ai mamãe





Quadrilha da Xuxa


Yuhhu!É a quadrilha da Xuxa no arraía ai!.
Eu quero ver, eu quero ver
A turma toda pular
Quero ver poeira levantar
É a quadrilha da xuxa que chegou no arraía
Quero ver poeira levantar
O sanfoneiro puxa o fole
Que é pra mode animar
Quero ver poeira levantar
O cavalheiro puxa a dama
Só não pode apertar
Quero ver poeira levantar
Tem pipoca,tem mandioca, milho verde e quentão
Bota fogo na fogueira mas não solte balão
São três vivas a São Pedro, Santo Antônio e São João
Viva o noivo o delegado o padre e o sacristão
Eu quero ver, eu quero ver
A turma toda pular
Quero ver poeira levantar
É a quadrilha da Xuxa que chegou no arraía
Quero ver poeira levantar

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Animação Rio

Uma onda agora na nossa escola é assitir o Filme: Rio, para isso reuni alguns materiais da internet e disponibilizo-osaqui:


Análise do Filme - “Rio”



Rio” é uma animação que conta a história de Blu, o último macho da espécie das Araras Azuis. O protagonista vivia no Rio de Janeiro até ser capturado e levado para Minnesota (EUA), onde fora encontrado, quando pequeno, por uma menina chamada Linda, que o leva para casa. Sua gaiola, por descuido do motorista que o transportava, havia caído no chão. Nesse novo lar, Blu, que não sabe voar, encontra carinho, atenção, e é tratado como um filho pela sua nova dona, que não se importa com a sua falta de habilidade.
Até que um dia, quando ambos já estão mais velhos, a menina e a ararinha azul recebem um convite de Túlio, um estudioso e amante dos pássaros, para ir ao Rio de Janeiro, encontrar com a última fêmea da espécie de Blu. No início, Linda rejeita a proposta, mas depois pensa melhor, e resolve tentar fazer com que as Araras Azuis não entrem em extinção, partindo para a Cidade Maravilhosa.
Ao chegar na sua cidade natal, Blu encontra Jade, a fêmea de sua espécie que só quer fugir daquele lugar onde os estudiosos a haviam prendido para que ela esperasse pelo macho. Para ela, viver dentro de uma gaiola era uma tarefa impossível. A partir daí, o filme se desenrola com aventuras que envolvem o roubo das araras e o desafio de Blu em conseguir voar.
O filme em muitas cenas mostra a visão de estrangeiros em relação ao nosso pais, onde aparentemente tudo é festa, o carioca é aquela pessoa boemia e malandra que sempre da um jeitinho brasileiro pra tudo, inclusive para roubar animais, nossa cidade é uma grande floresta, onde macacos circulam livremente e o carnaval é um evento que de fato, para a cidade.
O filme “Rio” tornou-se quase um musical, em diversas cenas os pássaros saem cantando por toda a cidade, trazendo verdadeiras trilhas sonoras para a produção. Muitas dessas musicas levam você a se sensibilizar com as cenas e de certa forma entrar no ritmo imposto pelo filme de forma geral.
Rio foi uma superprodução que superou as expectativas de muitas crianças e adultos, nascidos ou não no Rio de Janeiro
Laboratório de Comunicação
André de Lima Santos
Análise Crítica do Filme “Rio”
Professora Érica Ribeiro





Nome: ______________________ nº____ série________________
Interpretação do filme Rio
1- Pinte o estado no mapa que representa a origem da arara Blue.
2- O filme aborda um assunto muito polêmico, um crime, assinale a alternativa que corresponde a este crime:

a) ( ) Tráfico de drogas b) ( ) Assaltos c) ( ) Tráfico de animais

3- O filme mostra imagens de festejos de uma festa típica do Brasil, que festa é essa?

a) ( ) Festa Junina b) ( ) Carnaval c) ( ) Natal.

4- O nome da ararinha era Blue, que inglês significa uma cor, assinale a alternativa que corresponda a essa cor:

a) ( ) Verde-claro b) ( ) Azul c) ( ) Amarelo

5- Por que Blue voltou para o Brasil?

a) ( ) Sentiu saudades de sua terra natal.
b) ( ) Queria conhecer pássaros de sua região.
c) ( ) Para acasalar com uma fêmea e preservar sua espécie.

6- Qual era o maior defeito de Blue?
a)( ) Tinha uma asa menor.
b)( ) Era egoísta e maldoso.
c)( ) Não sabia voar.

7- Por que Blue não sabia voar?
a) ( ) Porque foi criada como uma ave doméstica e por isso não aprendeu a voar.
b) ( ) Porque sua dona tinha medo que ele caísse e machucasse por isso nunca aprendeu a voar.
c) ( ) Porque uma de suas asas era menor que a outra e não dava estabilidade durante o voo.

8- Qual a profissão de Túlio?
a)( ) Cientista b) ( ) Professor c) ( ) Veterinário


9- Quem sequestrou Jade e Blue? E por quê?
a)( ) Colecionadores de aves exóticas. E eles só sequestraram os pássaros porque faltavam aves azuis em sua coleção.
b)( )Contrabandistas. Eles queriam vender as aves porque eram muito valiosas.
c) ( ) Cientistas. Eles queriam engaiolar as aves para que essa espécie não fossem extintas.

10- Por que Fernando ajudou os contrabandistas?
a)( )Porque era menino de rua, e por ser rejeitado cometia crimes para mostrar como era revoltado.
b)( ) Porque era contrabandistas.
c)( ) Porque precisava de dinheiro para sobreviver.

11- O filme teve um final feliz e emocionante. Escreva resumidamente o final.







































12- Escreva o nome dos personagens abaixo e pontue suas características.











































Fonte:
http://escaletas.blogspot.com.br/2011/06/analise-do-filme-rio.html e outros


Rede Social



A Microsoft lançou oficialmente a sua rede social voltada para estudantes, a So.Cl (a pronuncia é "social"). A rede estava em fase de testes desde o fim de 2011 e, de acordo com a Microsoft, não foi lançada para competir com o Facebook.

O site estava sendo testado por um grupo de estudantes e agora a empresa abriu o serviço para o público em geral. Na verdade, a companhia liberou o pedido de convites para acessar a rede. Para conseguir um convite, basta entrar com suas informações da conta do
Facebook ou do Windows Live e aguardar uma vaga no novo serviço.

O So.Cl une busca e compartilhamento de pesquisas acadêmicas para ajudar no desenvolvimento de estudos. Dentro da rede é possível atualizar status, enviar fotos, compartilhar links e conversar com amigos. O site ainda tem bastante integração com o Bing, já que você pode compartilhar as suas buscas com amigos.

"Esperamos que estudantes continuem usando produtos como Facebook, Twitter,
LinkedIn e outras redes sociais existentes, assim como Bing, Google e outras ferramentas de busca", escreveu a empresa na própria rede social.



Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia do Índio

Aula de Português

Prof Dalvana

6ª série

Construção de uma Redação falando sobre o Índio sua cultura ontem e hoje, pintura da imagem de um rosto de índio para mostar como eram.

7 ª série

 

Construção de uma história: A Indiazinha Iracema, a história foi fixada em tripé para melhor leitura.

 

 

8ª série

Construção de Versos a partir da imagens de Índios hoje.

 

Aula de Artes
Prof Eugênia 
Poema A rosa - declamada por Aliana e Josiele

Poesia - Índios- Nelson Ferreira

Sou filho da terra bruta
Cresci na mata fechada,
Ando decalco sobre folhas
Não tenho medo de nada!
                                                                                    
Sou índio corajoso e valente
Caço com arco, flecha e facão.
Só mato para meu sustento
Não mato por diversão.

Tomo banho na cachoeira,
Minhas roupas são de couro e pena,
E do meu lado eu tenho
Uma linda índia serena.

Vivo da da caça e da pesca
Da Pescaria trago grandes jaús,
E a tarde na minha rede
Aprecio o canto dos Uirapurus.

A vida do índio na mata
é motivo de alegria e festa,
Admirando lindas paisagens
Da nossa grande floresta.

Mantemos nossa saúde
Com ervas nascidas do chão.
Com os ensinamentos dp Pajé
Seguindo nossa tradição.

Minha tribo é ordeira
Respeitamos o nosso cacique.
Vivemos em harmonia,
Como num grande piquenique.
Índio - Jornal Mundo Jovem

Aula de Ciências

 Prof Cassandra

 Índios

Renato Russo

Quem me dera, ao menos uma vez,
Ter de volta todo o ouro que entreguei
A quem conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Explicar o que ninguém consegue entender:
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
E fala demais por não ter nada a dizer
Quem me dera, ao menos uma vez,
Que o mais simples fosse visto como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês -
É só maldade então, deixar um Deus tão triste.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho.
Entenda - assim pude trazer você de volta prá mim,
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim
E é só você que tem a cura para o meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos obrigado.
Quem me dera, ao menos uma vez,
Como a mais bela tribo, dos mais belos índios,
Não ser atacado por ser inocente.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho.
Entenda - assim pude trazer você de volta prá mim,
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim
E é só você que tem a cura para o meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Martín Fierro

"O gaúcho Martín Fierro" passou a ser considerada – além de um clássico e expoente máximo da literatura daquele país – patrimônio cultural da Argentina. Isso, por narrar ao longo de 395 estrofes-sextilhas a vida de um gaúcho da região dos pampas, com estrofes recheadas por um vocabulário popular, que expressa seus sofrimentos, indignações, contestações, esperanças etc.
Ao longo de seus 13 capítulos, Hernandéz nos conta a história de um gaúcho que "perde sua liberdade" ao ser convocado à força para servir ao exército . Sendo vítima de inúmeras arbitrariedades de seus superiores, em pouco tempo se transforma em um desertor e, depois, ao regressar para casa, descobre que esta havia sido destruída e sua família tinha desaparecido. Tomado pelo desespero, o desertor, e também payador ("trovador"), se une aos índios e se torna um fora-da-lei. O sargento Cruz, que o persegue, acaba por se tornar seu grande amigo e, ambos partem em busca de um lugar para viver em paz, na esperança de um dia poderem rever seus entes queridos. Porém, a sorte não os ajuda e vêem-se cativos de índios selvagens.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mart%C3%ADn_Fierro



A Moda Martín Fierro

Luiz Marenco


Aqui me ponho a cantarAo compasso da guitarra
Que o índio que se desgarra
Nunca mais pode parar
 Viver é contrapontear
 Na tristeza onde se atola
Sem jamais pedir esmola
Nem carinho, nem perdão,
Pois abrindo o coração
É que o guasca se consola
E adonde venho respondo:
Sou da pampa e do varze do Guri criado sem medo
 De cobra ou de marimbondo
 Eu sei que o mundo é redondo
 No seu arrodear sem fimÍndio pobre, e mesmo assim
 Me alimento com meu canto
Tantos são donos de tanto
Ninguém é dono de mim
(Talvez por ser prisioneiro
Das ânsias e rebeldias
De andar as noites e os dias
Rondando como tropeiro
 Talvez por ser guitarrero
Criado sem protovolo
 Desde que mamei no colo
 Da mama bugra campeira
 Trago a alma prisioneira
 Das coisas que vêm do solo)
Enquanto houver um paisano
 Que ponteie uma guitarra
Enquanto houver uma garra
No lombo de um orelhano
Enquanto houver um pampeano
 Guardando o sagrado estilo
Eu hei de seguir tranqüilo
Sem galopear, não me apuro
 Porque quanto mais escuro
 Mais claro é o canto do grilo
E quando eu me for, indiada,
Não quero mágoa nem choro
Não vai fazer falta um touro
 Há tantos nesta invernada
Um 'Deus te salve', mais nada
Quando souberem: morreu
Já podem saber que eu
Que esbanjei tantos carinhos
Ando a campear nos caminhos
 O que eu quis ser e não deu
Ando a campear nos caminhos
 O que eu quis ser e não de

terça-feira, 17 de abril de 2012

Jornal - Informativo Waldemar dos Santos Boeira

Jornal - Informativo Waldemar dos Santos Boeira

No ano de 2010, a Aluna da 8ª série Daniela Rissi em um concurso para a escolha do nome de um jornal para a escola, desde então sempre se teve a vontade de por este projeto em funcionamento, porém vários fatores ainda nos impedem deste ser como era a nossa proposta inicial. Neste ano, um grupo de alunos, orientados pela professora Cassandra Vanin, estão vindo a escola no turno inverso para organizarem estes materiais. Andrigo Matos de Souza, Larissa Nunes Macedo e Marcelo Alves Ramos são as mentes privilegiadas que estão pondo o projeto em andamento.
Para isto estes tem feito várias leituras de revistas e sites para terem informações para repassarem para a comunidades escolar.
Resolvemos fazer do Jornal da escola um veículo de divulgação online, até mesmo pela facilidade e acessibilidade que hoje os alunos tem.
Então ai esta nosso Jornal que timidamente sai quentinho dos teclados da escola, claro todas as sugestões estão sendo aceitas e todo e qualquer materiais que forem julgados importantes serem publicados adoraríamos estar enviando.


Bom trabalho a todos nós e boa leitura!







Pra você saber mais

Nuvem

A palavra nuvem (do latim nube) literalmente pairou no noticiário do mês. Companhias aéreas brasileira,argentinas e uruguaias cancelaram seus voos por causa da fumaça expelida pelo vulcão chileno Puyhue,que por sua fez a alegria dos fotógrafo com seus relâmpagos e explosão pirotécnicas. Mas enquanto a natureza mostrava a força no Chile,outra nuvem dava o que falar:a computação em nuvem,ou,em outras palavras,o armazenamento de dados em rede mundial. Segundo essa tecnologia,em vez de guardar informação e arquivos no próprio computador,o usuário é capaz de fazê-lo em nuvem,podendo acessados de qualquer terminal do planeta ligado á internet. No mercado,a tendência se refletiu no anúncio do sistema iCloud(cloud, nuvem em inglês) pela Apple, notícia que acirrou os ânimos das empresas de tecnologia.
Marcelo Alves Ramos
Revista de Língua Portuguesa
7ª série

Música.





Para trabalhar o conteúdo Os Peixes, na aula de Ciências foi cantada a música Caviar de Zeca Pagodinho.


O caviar é um alimento de luxo, consistindo em ovas esturjão fertilizadas salgadas, sem qualquer outro tipo de aditivo, corante ou preservante. As ovas podem ser "frescas" (não-pasteurizadas) ou pasteurizadas, tendo estas muito menor valor gastronômico e monetário.
Tradicionalmente a designação "caviar" é apenas utilizada para as ovas provenientes das espécies selvagens de esturjão.





Larissa Nunes Macedo
7ª série

Fique Ligado

Sugestão de Livro e aula

Um Menino Chamado Rorbeto de Gabriel o Pensador

Não, você não leu errado. O nome do personagem principal do livro é Rorbeto, mesmo. Só que ele nem liga muito para o R fora do lugar. É que ele tem uma preocupação muito maior: um dia, descobriu que tem seis dedos em uma mão só.
Ele fica tão envergonhado que resolve esconder a mão em uma sacola.
Na verdade, se você reparar, ter seis dedos na mão, ou uma perna maior que a outra, uma orelha grande ou um nariz adunco não muda em nada. As pessoas continuam sendo elas mesmas, como o Rorbeto.
Aliás, eu ouvi dizer que o último presidente do Brasil não tinha seis dedos, mas quatro. Ou seja, levava uma grande desvantagem em relação ao Rorbeto. E mesmo assim conseguiu se tornar presidente!
Além de contar a história dos seis dedos de Rorbeto, esse livro é cheio de rimas, assim como as músicas do autor, o Gabriel O Pensador (ops, rimou!).


A aula foi sugerida pela prof Cassandra na Disciplina de Ciências, no conteúdo sobre Genética no tema Polidactilia.



Cassandra Vanin

Navegando na Internet
Neste site você encontrará várias sugestões de atividades, Rachacuca.com.br: