sábado, 20 de março de 2010

Nossa escola em 2009 também participou das Lições do RG. Aqui postamos o nosso projeto, espero que gostem

PROJETO ÁGUA: PRESERVAR HOJE PARA TER AMANHÃ!



IDENTIFICAÇÃO:



Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar dos Santos Boeira



Endereço: Silveira, segundo distrito, São José dos Ausentes.



Telefone: 54 38831019



Diretor: Eteval Alano Padilha



Vice-diretor: Juarez Antônio Velho Sobrinho



Período de realização: Mês de Março a Agosto de 2010



Clientela: Comunidade Escolar e Familiar



Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Educação Física, Ciências, História, Geografia, Ensino Religioso e Artes.



Professores: Cassandra da Silva Vanin, Daniel Stecanela Cardoso, Eugênia Sgarioni Macedo, Maria Elizabeth Martin Padilha, Juarez Antônio Velho Sobrinho, Rubens Francisco Velho de Souza e Zélia Silvera Alves.



Turno: Manhã





JUSTIFICATIVA:



A água é um recurso que tem um papel privilegiado na gestão ambiental.

O presente projeto tem como finalidade conscientizar os alunos e a comunidade da importância da água.

Embora a água seja renovável, sua disponibilidade é limitada e essa está relacionada com a qualidade. Observa-se que os recursos hídricos em nosso município não estão sendo preservados e estão cada vez mais poluídos.

A falta de controle das plantações de pinus e das grandes lavouras de batata constitui um dos aspectos mais importantes para refletirmos sobre este precioso líquido.

Nosso município é privilegiado no que diz respeito à quantidade de água, por isso é importante preocuparmos com as novas gerações.

A educação é, portanto, um mecanismo que pode preventivamente contribuir para a solução do problema futuro em relação ao equilíbrio e a preservação da água.





HABILIDADES





- Aplicar os conceitos de rio;



- Aplicar os conceitos de Bacia Hidrográfica;



- Aplicar as relações existentes entre os rios do município e as bacias hidrográficas do Brasil;



- Contextualizar a diversidade de rios do município;



- Desenvolver criticidade e propor intervenções;



- Aplicar conceitos, compreendendo a articulação entre rios, curso, bacia hidrográfica e lugar;



- Desenvolver ações de preservação das águas;



- Aplicar os conceitos de poluição das águas com os mais diversos tipos de agentes poluidores;



- Problematizar conceitualmente a história a partir da Expansão Marítma;



- Avaliar o significado das navegações em diferentes tempos e diversas sociedades;



-Discutir os diferentes tipos de navegação;



- Analisar relações entre as sociedades e o desenvolvimento social e econômico das civilizações.





COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:





- Reconhecer a importância da água em nossa vida;



- Verificar as causas da poluição da água na comunidade Silveira e município;



- Levar os alunos a observar de forma crítica e autônoma a situação da água no planeta, especificamente em nosso município e propor soluções;



- Analisar aspectos que podem comprometer o equilíbrio da água em relação as próximas gerações;



- Ler textos expositivos em sala de aula como método de informação;



- Propor questionamentos em sala de aula de como resolver os problemas relacionados com a água;



- Observar nascentes dos rios da Região;



- Produzir textos, folders, cartazes, relatórios, ofícios;



-Entender a importância das navegações no contexto histórico da humanidade;



- Compreender os elementos culturais que contribuíram para o avanço das navegações;



-Traduzir os conhecimentos sobre sociedade na e economia e cultura;



Entender os princípios tecnológicos, agrupando os conhecimentos dos povos entre tempos e culturas diferentes;



- Sensibilizar a comunidade escolar e familiar sobre a importância de economizar e conservar a água potável, agindo conscientemente no meio ambiente;



- Fazer com que os alunos se percebam como agentes participativos da comunidade exercendo sua cidadania;



- Utilizar os programas Paint e Word para produzir os folhetos e outras atividades.





BLOCO DE CONTEÚDOS





MATEMÁTICA



Tratamento da informação

Porcentagem



PORTUGUÊS



Pesquisa, produção e interpretação textos informativos; produção de poesias (uso do Paint e do Word); cruzadinhas; paródias, cartazes, folder e histórias em quadrinhos, recortem de jornais ou revistas notícias atuais sobre o assunto, bem como acompanhamento dos noticiários na TV, leitura e interpretação, uso de sinais gráficos nas histórias em quadrinhos.



CIÊNCIAS



Textos informativos sobre a poluição dos rios, os efeitos gerados pelo esgoto não tratado, tempo de decomposição dos diversos materiais jogados sem a devida conscientização. Aquecimento global.



HISTÓRIA



A Expansão Marítima.



O Mercantilismo.



A conquista da América.



As grandes Navegações.





GEOGRAFIA



Serviços públicos (saneamento), mapa hidrográfico de São José dos Ausentes.Situação do meio ambiente em São José dos Ausentes no passado, histórico ambiental das Nascentes.



SALA DE INFORMÁTICA:



Assistir vídeo sobre o assunto, pesquisar o tempo de deteriorização dos diversos tipos de materiais descartados pelo homem, mapas e atividades diversas sobre o tema.



ENSINO RELIGIOSO



Cidadania;



Valores.





EDUCAÇÃO FÍSICA



Elaboração e brincadeira com o jogo do percurso.



ARTES



Conhecer os elementos formadores da música em exercícios auditivos e escritos. Apreciar a música com senso crítico, entendendo-as como um linguagem.



PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS:





MATEMÁTICA



Construir tabelas e gráficas a partir de dados coletados em textos informativos, sobre rios e córregos poluídos em nosso município. Porcentagem de água disponível no planeta em comparação com a água potável.



PORTUGUÊS E LITERATURA



Leitura silenciosa, produção de folder conscientizando as pessoas da importância da água e a economia da mesma. Construir frase de impacto protegendo a água colocando em placas perto dos rios.. Visitar famílias e entregar o folder fazendo um relatório de como as pessoas reagiram ao receber dicas de economia de água.

Produção de paródias e poesias para apresentação em sala de aula e posteriormente para a comunidade em um Show. Fazer um ofício e mandar para as autoridades do Município sugerindo placas informativas em relação a água.



CIÊNCIAS



Leituras informativas e construção de textos a partir destes, cartazes, histórias em quadrinhos, entrevistas, construção de tabelas a partir das entrevistas, visitação ao rio, ilustrações e resoluções de problemas.



HISTÓRIA



Leitura de diferentes formas de informações de fatos históricos, como entrevistas, pesquisas e imagens. Escrever textos com conteúdos históricos a partir de leituras e registros escritos. Estabelecer relações entre diferentes fatos e no processo social comparando diferentes povos e diversas realidades sócio-econômico e cultural.



GEOGRAFIA



Desenhar os principais rios do município;



Pedir que expliquem o seu desenho;



Identificar na explicação os principais rios do município;



A presença do homem ou não nesses rios;



Identificar se na água dos rios há ação humana ou não;



Identificar se na água dos rios do município há poluição e uso de agrotóxicos.



SALA DE INFORMÁTICA



Utilização do programa Paint.



ENSINO RELIGIOSO



Orações de agradecimento a Deus pela água.

Reflexões através da leitura de textos, sobre a importância da água na vida humana.



EDUCAÇÃO FÍSICA



ELABORANDO O JOGO DE PERCURSO:



• Com um jogo de percurso, liste o que observarem: formato dos tabuleiros, ilustrações, regras, materiais utilizados etc.

• Discuta para que serve o jogo: se divertir, ganhar, aprender coisas etc.

• Coletivamente revise as principais temáticas discutidas para a construção do manual do jogo.

• Decidam o nome que o jogo poderá ter e seu objetivo.

• Selecione as informações que farão parte do jogo e decida com os alunos as regras do jogo.

Por exemplo: De manhã, ao escovar os dentes, você teve o cuidado de fechar a torneira e assim fez uma economia importante. Parabéns, avance 3 casas.

Depois do almoço, ao escovar os dentes, você se distraiu e deixou a torneira aberta. Quanto desperdício... fique 1 rodada sem jogar.

Lavar a calçada com a mangueira de água ao invés de varrer é um desperdício grande de água, que não pode ser gasta assim... volte 3 casas.

• Leia, discuta e proponha que elaborem os desenhos que possam ilustrar o tabuleiro em relação á temática.



ARTES



Criação de desenhos, histórias em quadrinhos, painéis com recortes.





AVALIAÇÃO:





Será avaliado a postura, a oralidade e a estética dos trabalhos orais ou escritos. No processo avaliativo os professores irão identificar as dificuldades e após trabalha-las em aula.





REFERÊNCIAS:



Rio Grande do Sul. Secretaria do Estado da Educação. Departamento Pedagógico.Lições do Rio Grande

Nenhum comentário: